terça-feira, 25 de junho de 2013

Projeto - Lixo e sustentabilidade

TEMA: Gerenciamento do lixo
Turma: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
 
 
Justificativa:
Vivemos em uma sociedade de consumo onde cada vez é maior a produção de matérias que são descartáveis diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem constantemente na qualidade de nossas vidas. No mundo todo, a preocupação está se tornando cada vez maior com a questão ambiental. A degradação do meio ambiente por meio de resíduos dos mais diversos tipos de materiais é um agravante para o nosso planeta, porém existem inúmeras formas de tratamento para cada tipo resíduo, compreendendo que há muita coisa que pode ajudar a prevenir o direcionamento incorreto do lixo. Pesquisas mostram que cada brasileiro produz em média 1 kg de lixo por dia, sendo que o Joinvillense produz em média 820 gramas, e o Paulistano 1,5 kg.
Desenvolver esse projeto parte da preocupação e necessidade de informar e sensibilizar a sociedade sobre os diversos tipos de resíduos existentes em nossa cidade, e entender as conseqüências nocivas da produção excessiva de lixo, ajudará a criar um senso crítico. Segundo artigo do jornal A Notícia de Joinville “Para cada tipo de material, há uma solução possível. E de graça. Dar fim a um móvel velho, por exemplo, é mais fácil do que se imagina. Basta ligar para a Ambiental, empresa que faz a coleta de lixo na cidade. No prazo de 48 horas, uma equipe vai buscar o material na casa da pessoa. É um serviço que já está incluso na taxa de lixo, paga anualmente. Também entra neste pacote o recolhimento de animais mortos.”
 
Objetivo Geral

Pesquisar sobre reciclagem de lixo, tipos de resíduos, tratamento do lixo e meio ambiente.
Objetivo Específico

- Apresentar diferentes estratégias de cuidados, controle e gerenciamento do lixo.
- Ressaltar a valorização do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta, cidadania, importância da reciclagem e responsabilidade ambiental.
Etapas Previstas:
Etapa 1 – Introdução ao tema
• Contação de história – Livro “O menino que quase morreu afogado no lixo” (Ruth Rocha)
• Roda de conversa – discussão sobre a história e conversa dirigida sobre o lixo para determinar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
• Dever de casa – trazer lixo reciclável limpo.

Etapa 2 – Diferentes tipos de lixo
• Apresentação do lixo reciclável trazido pelos alunos.
• Trabalho em grupo - Separação do lixo reciclável (catalogar e socializar)
 
Etapa 3 – Um olhar crítico sobre o lixo
• Vídeo – “Ilha das Flores”, “Burguesa: Histórias de gente e de lixo”
• Trabalho em grupo – Distribuição das fotos e discussão nos grupos sobre o que as fotos significam / representam e que atitudes da sociedade o lixo reflete.
• Trabalho em grupo - Elaboração de cartaz com as fotos disponibilizadas, incluir título e legenda
Etapa 4 – Saída de campo
• Visita ao Aterro Sanitário
• Dever de casa – Texto e desenho sobre a visita ao aterro sanitário.
Etapa 5 Mãos à obra
• Organizar uma estação de coleta seletiva de lixo para a escola.
• Montar instruções sobre o uso adequado da estação de coleta seletiva para a escola.
Avaliação
Ao final do trabalho espera-se que o aluno compreenda a importância da reciclagem e da destinação correta do lixo bem como sua responsabilidade quanto a questão ambiental no que se refere a sustentabilidade e cidadania.
 

Nenhum comentário: